Modestos comentários sobre livros e filmes de uma jornalista que não tem pretensão alguma de virar crítica...
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Centro de Turismo volta a ser a casa do Folclore potiguar
Durante o ano inteiro é possível encontrar o folclore potiguar nesse espaço que tem uma das visões mais privilegiadas da orla urbana de Natal. Mas é na semana do folclore que o Centro de Turismo dedica mais atenção aos artistas da terra e promove ainda mais o folclore nas terras de Cascudo. Este ano, inserido no Agosto da Alegria, do governo do estado, o Centro de Turismo está promovendo a exposição Popular x Erudito, com obras de Abraham Palatnik e Inácio Lino, mas não fica por aí.
A grande abertura dos trabalhos da semana do folclore no Centro de Turismo acontece no dia 22, às 9h30, com a apresentação da banda de música da escola municipal Ferreira Itajubá. Em seguida, às 10h, serão abertas as exposições que ficarão à disposição da população na Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, no segundo piso do Centro. Além de Popular x Erudito, também haverá exposição de Mestres Potiguares da Pintura Naif e Exposição Coletiva de Escultores Populares do RN. Para fechar o dia com chave de ouro, ocorre, às 16h, a apresentação do Coco de Calemba de São Gonçalo do Amarante.
Mais sobre as exposições
A mostra Popular X Erudito faz um contraponto entre dois grandes nomes da escultura potiguar. Abraham Palatik e Inácio Lino. Palatnik nasceu em Natal e está radicado no Rio de Janeiro onde tem seu trabalho reconhecido internacionalmente. Já Inácio Lino, autodidata nascido em Currais Novos onde até hoje desenvolve seu trabalho, é considerado um dos maiores artesãos do Rio Grande do Norte.
Para o diretor do Centro e um dos idealizadores da exposição, Antônio Marques, a escolha do dia internacional do folclore para a abertura da exposição foi proposital. “Ela tem por objetivo questionar as teorias estéticas que opõem de forma radical, o conceito de ‘arte popular’ ao de ‘arte erudita’. Afinal na sociedade globalizada na qual vivemos não é mais possível pensar esses conceitos como universos opostos”, destacou.
A mostra é composta por 20 miniaturas em resina confeccionadas por Abraham Palatnik e 50 miniaturas manufaturadas em pedra ônix por Inácio Lino. Com o tema centrado na fauna, as referidas esculturas expõem as diferenças entre os artistas mostrando o bom gosto e originalidade de ambos, mas destacando a modelagem de um versus o corte e o entalhe do outro.
Na exposição Mestres Potiguares da Pintura Naif estarão participando artistas como Arruda Sales, Alexandre Ribeiro Cevy, Daniel Macdo, Divaldo Rocha, Dadi, Etelânio, Edilson Araújo, Francisco de Assis, Fábio Eduardo, Fé Córdula, Francisco Iran. Ivanise, Isaías de Acari, Iaperi, Jotó, Kleyton Rolemberg, Lavoisier, Levi, Lourdinete, Nivaldo Rocha, Paixão, Pedro Alves, Roberto Medeiros, Vatenor e Zé Alvez.
Destacamos as obras de Fé Córdula (que será o homenageado pelo Centro de Turismo) e Francisco Iran, ambos premiados no Salão Chico Santeiro que está em exposição no Palácio da Cultura. A arte Naif que está mais ligada a vertentes populares no RN possui grandes nomes que estarão muito bem representados na exposição.
A exposição coletiva de Escultores Populares do Rio Grande do Norte conta com a participação de Aderbal da Praça Pe. João Maria, Ambrósio Córdula, Chico de Mel. de Rita, Dadi, Saniel, Dimas de Acari, Gregório, Ivan do Maxixe, Luzia Dantas, Nicácio, Neném de Chicó, FF de Lima, Gilvan, Geicifran Azevedo, Ramiro Barbosa. Santana, Somba, Santos, Zé Santeiro e Zaia.
Aqui também damos um destaque especial a Luzia Dantas, a vencedora do Salão Chico Santeiro que desde o próprio Chico vem se destacando como o maior nome da escultura no RN.
As exposições ficam abertas até o dia 4 de setembro, todos os dias em horário comercial.
Atrações culturais
A abertura do Dia Internacional do Folclore contará com a participação da Banda de Música da Escola Municipal Ferreira Itajubá. A banda que conta com cerca de 50 integrantes possui um repertório variado que vai da bossa nova ao forró. Ela faz parte de um projeto maior, que abrange cerca de 300 pessoas entre músicos e jovens estudantes ou vizinhos da escola que atuam também no Coral Infantil, na Banda Marcial e na Banda de Metais. Um projeto que já possui 10 anos de sucesso e é coordenado pela professora Lucilene Ferreira de Oliveira.
Encerrando a programação contaremos com a apresentação do Coco de Calemba, grupo folclórico de São Gonçalo do Amarante composto por 18 jovens com idades de 14 a 25 anos e que possui como mestres o grupo da terceira idade Bambelô da Alegria. Os integrantes do Coco de Calemba estiveram recentemente em São Paulo, a convite da Emprotur com o Pastoril e o Boi de Reis representando o estado no 6º Salão de Turismo.
Às 20h, à convite do Projeto Arte Potiguar no Mundo e da Galeria de Arte Antiga e Contemporânea do Centro de Turismo, o arquiteto Carlos Augusto Viana Lira irá proferir uma palestra sobre Arte Popular e Arquitetura. Com mais de 30 anos de profissão e cerca de 600 projetos assinados ao longo da carreira, seus trabalhos lhe renderam reconhecimento tanto no Brasil como no exterior.
O Centro de Turismo
Localizado no tradicional bairro de Petrópolis, o Centro de Turismo de Natal é um dos principais patrimônios históricos da cidade. Já funcionou como Casa de detenção e hoje é um espaço totalmente cultural.
O local é parada obrigatória para turistas e natalenses. Aqui se encontra uma Galeria de artes antigas e contemporâneas, 40 lojas com os mais variados tipos de artesanato, o Marenosso Restaurante com um cardápio variado e um belíssimo visual das nossas praias.
Não é só isso, no Centro de Turismo você também pode assistir apresentações de grupos folclóricos e dançar o tradicional Forró com Turista. Evento que acontece todas as quintas-feiras a partir das 22h e é animado por trios do autêntico forró pé de serra, dançarinos e repentista.
O espaço é aberto diariamente das 9h às 19h.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário