domingo, 28 de novembro de 2010

Jornalismo Policial - queria tá subindo o morro do Alemão

Gente, acompanhando a cobertura que a imprensa carioca me bateu uma imensa saudade da época em que estava em campo, na editoria de polícia do Diário de Natal. Essa sem dúvida, é a editoria mais fascinante do jornalismo. Pois vivenciamos o que é "quente" na notícia, além é claro, das investigações e das atividades juntos à fontes.

Depois que aderi ao twitter me tornei a rainha das promoções, já ganhei senhas pra cinema, depilação, senha de festa, mas com certeza o que mais gostei foi o livro "Jornalismo Polícial-histórias de quem faz". São entrevistas com 17 profissionais da área produzidos por alunos de jornalismo da Uniban e organizado pela professora Patrícia Paixão.

As entrevistas são bacanas, mas considerei-as superficiais. Tem mais um tom de exaltação aos profissionais do que de questionamento mesmo. A pauta ficou extremamente engessada, pois as perguntas não deveriam ser as mesmas para profissionais tão diferentes.

Fácil identificar os bons profissionais, os que usam da profissão para ter status e os que realmente fazem o que amam. Virei fã de alguns e tomei abuso de outros. Vale a pena ler. Agora vou assistir mais sobre a guerra no rio e sonhar que subi o Almão na hora do hasteamento do pavilhão nacional. Selva!

Nenhum comentário: